Nike AlphaFly Next%. Anunciado comercialmente o tênis do sub-2!

Em 12 de Outubro de 2019, Eliud Kipchoge, o maratonista mais rápido do mundo, fez pela primeira vez na história os 42,195km de uma maratona em menos de 2h debaixo de muita controvérsia por ter sido em ambiente controlado e por ter usado um tênis da sua patrocinadora Nike que ainda era um protótipo e levantou dúvidas quanto ao dopping tecnológico.

Ontem, 5 de fevereiro, a Nike anunciou comercialmente o então tênis e a sonho de muitos corredores do mundo todo em calçar os famosos calçados em suas corridas diárias ou provas ficou mais próximo.

O anúncio acontece alguns dias depois de a World Athletics indicar diretrizes que liberam os tênis com placa de carbono e com altura máxima de espuma de 40mm, ficando então os Vaporfly em condições de serem usados pelos corredores nas próximas competições.

Muito se falou sobre dopping tecnológico desde 2016 quando a primeira versão dos Vaporfly da Nike foram usados para quebra de alguns recordes mundiais. Hoje quase todos os recordes foram pulverizados. Mas quanto disso é em função da tecnologia empregada pela Nike e quanto é do treinamento dos atletas patrocinados pela norte-americana que sempre patrocina os melhores?

Nike/divulgação

O que tem de diferente?

O que fica visualmente diferente são as capsulas de Zoom Air no antepé, que, segundo a Nike, proporciona um maior retorno de energia. O protótipo, a partir de rumores e vazamentos, tinha mais de uma placa de carbono, porém no modelo comercial ele conta com apenas uma placa, e conta com 39,5mm de espessura de espuma, deixando o tênis legal para competições, de acordo com as novas diretrizes da World Athletics.

O novo modelo ainda conta com uma nova malha sintética chamada Nike Atomknit, que promete ser mais leve e resistente, para compensar o aumento de peso do solado.

Ainda não existe previsão de lançamento nem valores, porém se acredita que será lançado em breve, para poder ser usado nas próximas Olimpíadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouça o Canela Fina